terça-feira, 5 de outubro de 2010

Mendoza - Argentina


Mendoza é a capital e a maior cidade da província de Mendoza, na Argentina. Localiza-se no oeste do país, nas bordas dos Andes, e é um importante pólo de produção de vinho e azeite.

A base da cidade atual surgiu de um ordenamento realizado em 1863 pelo agrimensor francês Ballofet e que inclui a disposição estratégica de várias praças.




A atividade econômica está fortemente vinculada à indústria de elaboração de vinhos, alimentos, e outras bebidas e, também, com o refinamento de petróleo. Além disso, o setor de turismo vem se destacando bastante.

Segundo o censo de 2001, a cidade conta com aproximadamente 110.993 habitantes, o que representa uma baixa demografia em relação aos 121.620 habitantes do censo de 1991. Este estancamento é produto da inexistência de lugares que permitam o crescimento da população, ao que se soma uma tendência geral da população a abandonar o centro, o qual é ocupado por oficinas e comércios. A Grande Mendoza, por sua vez, é quase 8 vezes maior e apresentou um crescimento populacional de 10%. A cidade de Mendoza é a quarta cidade da Argentina em quantidade de habitantes no conjunto urbano.

















Nos hospedamos no Hostel Suites Mendoza http://po.hostelsuitesmendoza.com/ um exelente hostel, pessoal muito receptivo e atencioso, e ainda tivemos a oportunidade de compartilhar com os Mendocinos a 1ª nevasca do ano na cidade.


A cidade é bem tranquila, e pode-se caminhar tranquilamente pelas ruas, inclusive a noite. Muitos bares,  baladas, e mulheres bonitas.


Vale lembrar que é bom efetuar reserva com antecedência nos Hosteis, pois tivemos dificuldade em encontrar alojamentos em algumas cidades na Argentina.

Chegamos a Mendoza de ônibus, direto de Santiago no Chile, pela estrada Andina, uma viajem impressionante, principalmente quando se chega no caracol, uma sequência de curvas na subida dos Andes.




O centro da cidade possui uma excelente arborização, com muitas árvores, regadas por canais pequenos que funcionam junto a muitas ruas, proporcionando a irrigação necessária. A cidade se concentra ao redor da Plaza Independencia, com uma rua peatonal, Sarmiento. Outras ruas importantes, que atravessam de forma transversal a Sarmiento, são a 9 de julio e a Av. San Martín, que é a principal. Paralelas a Sarmiento correm as ruas Aristides Villanueva e Las Heras.

Existem muitos cybercafés e armazéns ao ar livre em Mendoza. Alguns lugares contam com tecnologia inalâmbrica (redes wifi ou sem fio). Em 2005 foi eleita a cidade mais digital da América Latina no VI Encontro Ibero-americano de Cidades Digitais, devido à quantidade de serviços por internet que se oferecem a seus cidadãos.



A cidade de Mendoza e Los Andes são parte importante do chamado Corredor Bioceânico. Desde 1910, parte de Los Andes, com direção a Mendoza, o Trem Transandino, obra dos ingleses Juan e Mateo Clark, que transportava passageiros e carga desde 5 de abril de 1910, data de sua inauguração. Desde o fim dos anos 70 deixou de transportar passageiros, e finalizou completamente suas operações. Em 2006, está em projeto a reinauguração deste histórico trem.

Dos trabalhadores deste trem, em Los Andes, Chile, nasceu o clube esportivo Trasandino, representante oficial de futebol da cidade.

Em Mendoza alugamos um carro www.automendoza.com  para cruzar a Argentina de Oeste a Leste, até Buenos Aires, passando por Córdoba e Rosário, excelente empresa, pessoal muito prestativo e receptivo, entregamos o veiculo em Buenos Aires, não saiu muito barato, mas vale a pena pois desta forma é possível conhecer melhor as cidades e apreciar a paisagem.


Uma dica se você alugar um carro na Argentina, é bom manter o tanque sempre cheio, e andar com o farol acesso nas auto estradas, caso contrário pode ser mutado.


E PÉ NA ESTRADA RUMO A CÓRDOBA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário